top of page

Prêmio Periferia Viva 2025 está com inscrições abertas: oportunidade para iniciativas periféricas do Tocantins

  • Foto do escritor: Popular do Norte
    Popular do Norte
  • 12 de jun.
  • 2 min de leitura

Premio tem o foco em iniciativas populares que atuam na transformação das periferias

A Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades lançou nesta segunda-feira (9) o edital do Prêmio Periferia Viva 2025, que chega à sua terceira edição reconhecendo e valorizando iniciativas periféricas que atuam no enfrentamento das desigualdades sociais e territoriais. Este ano, o tema é “Periferia Viva é construção coletiva”, ressaltando a força, os talentos e os saberes das comunidades que constroem, juntas, soluções para seus próprios territórios.

O prêmio contempla 178 iniciativas em três categorias:

  • 150 Iniciativas Populares, com premiação de R$ 50 mil cada;

  • 25 Iniciativas de Assessorias Técnicas, com premiação de R$ 30 mil cada;

  • 3 Iniciativas de Entes Públicos Governamentais, que receberão troféus como reconhecimento.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de julho de 2025, e após a seleção feita por uma comissão julgadora, haverá uma etapa de votação popular, que visa ampliar a participação social e orientar futuras ações de apoio às periferias.

A cerimônia oficial de lançamento será neste sábado, 14 de junho, às 15h, na favela de Heliópolis (SP), na sede da UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região, com a presença de moradores, coletivos e organizações locais.


Oportunidade para o Tocantins


O Prêmio Periferia Viva é uma excelente oportunidade para coletivos, associações, iniciativas populares e assessorias técnicas do Tocantins que atuam nas periferias urbanas. Projetos culturais, sociais, ambientais ou de mobilização comunitária podem ser inscritos e reconhecidos nacionalmente. O edital reforça o protagonismo das comunidades e incentiva o fortalecimento de redes locais, algo essencial também para o contexto tocantinense.

“É uma honra podermos reconhecer e premiar tantas potências. O Prêmio Periferia Viva fortalece o papel ativo das comunidades em decisões significativas, destacando suas capacidades frequentemente ignoradas”, afirmou o secretário nacional de periferias, Guilherme Simões.

 
 
 

Comentários


bottom of page