Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com a UFT promove seminário em Palmas para fortalecer políticas de inclusão e combate à pobreza
- Popular do Norte
- 24 de jun.
- 2 min de leitura
Evento reuniu representantes do MDS, gestores municipais, universidade e movimentos sociais para discutir estratégias de superação da pobreza e fortalecimento da inclusão produtiva no Tocantins.

Nessa terça-feira, 24 de junho de 2025, Palmas sediou o seminário “Diálogos com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome: Construindo Caminhos para a Inclusão Produtiva e Combate à Pobreza”, reunindo representantes da sociedade civil, segmentos religiosos e das prefeituras tocantinenses. O encontro foi realizado no Auditório dos Conselhos da Reitoria da UFT.
Representando o ministro Wellington Dias, o secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton de Farias, destacou que o objetivo do seminário é democratizar o acesso à informação sobre os programas sociais do Governo Federal. “Todos os programas sociais serão debatidos para que as lideranças presentes neste encontro possam replicá-los nas comunidades onde atuam”, afirmou.
A programação do evento contou com mesas temáticas ao longo de todo o dia, abordando assuntos como Cadastro Único, Segurança Alimentar e Nutricional, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o programa Minha Casa Minha Vida, e os avanços em plataformas digitais como o AKIPOSSO+. Também foram discutidas políticas voltadas à assistência social, com destaque para os Centros de Referência (Cras, Creas e Centro POP), serviços de acolhimento e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O seminário encerrou com debate sobre a Tarifa Social de Energia.
A atividade foi organizada pela Secretaria de Inclusão Socioeconômica do MDS, em parceria com a UFT e a FAPTO. A organização local do evento foi coordenada pela professora Juliana Melo e pelo professor Waldecy Rodrigues.
A reitora eleita da UFT, Maria Santana, também esteve presente durante todo o seminário, reafirmando o compromisso da universidade com o fortalecimento das políticas públicas de combate à pobreza e inclusão produtiva nos territórios.
Paulo Mourão, presente no encontro, ressaltou a importância dos programas sociais para a garantia de dignidade e a promoção da inclusão produtiva no mercado de trabalho. Sua fala reforçou a centralidade do tema no atual cenário político e social do país.
O seminário também foi marcado por falas de estudantes que vivenciaram, na prática, os impactos das políticas públicas. José Miguel compartilhou sua trajetória como jovem negro da periferia que cresceu em uma família beneficiária do Bolsa Família. O acesso ao programa, segundo ele, proporcionou condições básicas que garantiram sua permanência na escola e a continuidade dos estudos. Hoje, formado, José Miguel soma experiências de intercâmbio no Canadá e em Harvard, consolidando uma trajetória que reflete o papel transformador das políticas sociais de transferência de renda.
O seminário reafirma o compromisso do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à superação da fome e da pobreza, construídas a partir do diálogo com os territórios e com foco na inclusão produtiva e na justiça social.
Comentários